Dr. Lucas Penchel - CRMMG: 56.625

A Falta de Vitamina D e a Esclerose Múltipla

Dr. Lucas Penchel A Falta de Vitamina D e a Esclerose Múltipla
A Falta de Vitamina D e a Esclerose Múltipla

Resultados de um novo estudo mostram que os níveis de vitamina D podem prever o risco de esclerose múltipla (EM). Os achados sugerem que corrigir a deficiência da vitamina reduz o risco futuro de se desenvolver a doença.

Uma pesquisa com mulheres finlandesas em idade fértil foi a maior investigação realizada até hoje para avaliar diretamente se os níveis de vitamina D em indivíduos saudáveis seriam preditores do risco de desenvolvimento da esclerosa múltipla
.
Os cientistas envolvidos no projeto conduziram um estudo prospectivo de caso-controle aninhado de mulheres na Coorte de Maternidade Finlandesa (Finnish Maternity Cohort, FMC), que haviam fornecido amostras de sangue. Foram 2.123 controles e 1.092 mulheres posteriormente diagnosticadas com EM.

Os autores observaram que, com cada aumento de 50 nmol/l nos níveis séricos de vitamina D, o risco de se desenvolver a doença durante a vida diminuía em 39%. Mulheres com níveis deficientes de vitamina D tinham um risco 43% maior em comparação com mulheres com níveis adequados da vitamina e 27% em relação às que apresentaram níveis insuficientes.

Os autores relataram que os resultados apoiam diretamente a deficiência da vitamina D como um fator de risco para a esclerose múltipla e fortalecem as justificativas para amplas intervenções de saúde pública no sentido de abordar a carência da vitamina no organismo.

Texto : Dr. Lucas Penchel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Será um prazer falar com você! Por favor, preencha o formulário para que possamos lhe responder o mais breve possível.

CONSULTÓRIO

Av. Afonso Pena, 3924 – Mangabeiras
3º Andar | Belo Horizonte – MG

Dr. Lucas Penchel

No consultório, trabalhamos com exames especiais, acompanhamento de pacientes com registro de evoluções, consultoria esportiva, suplementação, medicina preventiva e muito mais.