Pessoas acima dos 65 anos em geral podem escolher entre a vacinação padrão contra a gripe e a vacina de alta dose – que pode ter um maior efeito no sistema imune que fica debilitado nos idosos. De acordo com um estudo dos EUA, apresentado na revista “Clinical Infectious Diseases”, somente os mais idosos nessa faixa etária se beneficiariam de uma imunização em alta dose.
Médicos do Philadelphia Veterans Affairs Medical Center analisaram dados de 165 mil veteranos que foram vacinados contra a gripe durante a época da gripe de 2010/2011. Destes, 25 mil foram injetados com vacina de alta dose. O estudo se concentrou nas mortes e hospitalizações relacionadas aos dois grupos.
De início, os pesquisadores não determinaram diferenças entre as duas diferentes vacinações. No entanto, depois de um exame mais atento e quando as categorias de idade dos grupos foram então divididas, descobriu-se um efeito mais intenso nos idosos acima dos 85 anos. De acordo com o autor do estudo Darren Linkin, eles pareceram se beneficiar consideravelmente da vacina de alta dose em comparação às pessoas mais jovens.
Os resultados do estudo são contrários a diversos estudos anteriores que, no geral, indicavam a eficácia para toda a faixa etária de pessoas com mais de 65 anos. Devem ser realizados outros estudos, que devem abranger diversas temporadas de gripe, concluíram os autores.
Oxford journals – Clinical Infectios Diseases- 25.06.2015