Pesquisadores norte-americanos descobriram um novo hormônio promissor. O “MOTS-c” é ativo principalmente no tecido muscular onde ativa respostas que imitam o efeito do exercício físico. O estudo foi publicado na “Cell Metabolism”.
MOTS-c é o único hormônio codificado no DNA da mitocôndria e não no DNA do núcleo, como os outros hormônios. Portanto, essa descoberta também lança uma nova luz sobre mitocôndrias como reguladores ativos do metabolismo.
Cientistas da University of Southern California (Los Angeles, EUA) testaram o efeito do MOTS-c ao injetá-lo em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura. Normalmente, nos animais, essa dieta levaria a ganho de peso e resistência à insulina. Mas nos animais tratados, esses efeitos não só foram suprimidos como também reverteram a resistência à insulina relacionada à idade, um precursor do diabetes.
Dessa forma, o hormônio poderia apresentar uma nova abordagem para o tratamento de doenças relacionadas à idade, como o diabetes, afirmou Pinchas Cohen, o autor principal.
Embora, até o momento, todos os experimentos tenham sido realizados apenas em camundongos de laboratório, os mecanismos moleculares para o funcionamento do hormônio existem em todos os mamíferos.