O perigo por trás das rotinas estressantes !
“Sinto um cansaço insuportável”, “Não tenho ânimo para fazer nada” ” Já acordo cansado”. ” Tenho ficado cansado tão rápido” já vivenciou ou ouviu isso antes ?
Você dorme por horas mas acorda cansado mesmo assim ? Tira uma folga na segunda-feira para prolongar o fim de semana e quando volta do passeio parece que nem saiu ?No dia a dia, é comum acompanhar cenas de pessoas apressadas pelas ruas aos gritos e quando deveria descansar, na verdade leva o trabalho para o ambiente domiciliar. Quando o estresse do dia a dia é maior do que os períodos de repouso, pode surgir uma doença não muito conhecida, chamada de fadiga adrenal.
Muitas vezes confundida com depressão, pânico, overtrainning, labirintite, anemia, estresse, a fadiga adrenal é um problema muito frequente no mundo moderno, porém de pouca investigação e de difícil diagnóstico.
“Sinto um cansaço insuportável”, “Não tenho ânimo para fazer nada” ” Já acordo cansado”. ” Tenho ficado cansado tão rápido”
Mas, afinal o que significa fadiga ? E por que provoca tantos sintomas e consequentemente tantas queixas ?
A fadiga adrenal é um conjunto de sintomas que ocorrem quando o seu nível de stress – seja mental, físico, emocional, ou uma combinação deles – ultrapassa a capacidade do seu corpo de compensar esse stress. Atualmente essa síndrome afeta de forma pandêmica a atual civilização, em razão de diversos fatores como poluição, carga intensa de trabalho, medicamentos, parasitas, dieta inadequada e deficiência em vitamina C, D, E, Selênio, Zinco, Magnésio.
Suas glândulas supra-renais são, cada uma do tamanho de uma noz e pesam menos de uma uva, mas são responsáveis por uma das funções mais importantes em seu corpo que é o gerenciamento do seu estresse, quando elas estão sobrecarregadas, uma condição conhecida como exaustão adrenal faz com que ocorra uma cascata de problemas
Infelizmente, enquanto muitos profissionais de saúde convencionais começaram a testar a função adrenal, muitos ainda não têm conhecimento dos protocolos para resolver a disfunção adrenal.
O diagnóstico de Fadiga Adrenal somente é realizado por médico após correlação clínica/ laboratorial com exclusão de outras patologias. Mas existem alguns sinais e sintomas que são típicos e que merecem investigação:
FADIGA ADRENAL:
– Piora dos sintomas da TPM ou aumento do fluxo menstrual
– Dificuldade para levantar pela manhã
– Cansaço entre 9 e 10hrs da manhã
– Tonteira, confusão mental, tremor quando esta sob estresse
– Tendência a ganhar peso associada à dificuldade em perda
– Queda do libido
– Alergias ou lesões inespecíficas na pele (Eczema, urticária, psoríase)
A Chave para restauração da adrenal esta em uma boa noite de sono, redução na carga de trabalho, praticar atividade físicas regularmente, evitar pessoas negativas, pessimistas. A redução da ingestão de cafeína(café) tem demonstrado correlação na melhora dos sintomas à longo prazo. Caso seja necessário aprecie o seu cafezinho antes do meio dia, além da suspensão no uso de xarope de milho, frutose, adoçantes, açúcar. Tenha preferência no adoçante Stévia, Xylitol ou açúcar de coco.
Gostaria de estar em uma consulta com o Dr. Lucas Penchel, preciso com urgência, queria saber se existe alguma forma de conseguir um desconto no pagamento da consulta, pois devido aos meus problemas de saúde estou com o financeiro descontrolado, mas precisando muito de ajuda médica.