Sim. Pesquisadores americanos afirmam que uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções perdidas. Experimentos com cobaias mostraram que, quando o fígado se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.
O estudo foi feito durante cinco dias, e as cobaias (ratos) receberam alimentos com poucas calorias, poucas proteínas, pobres em carboidratos e ricos em gordura insaturada, como azeite de oliva, óleo de milho e de canola, castanha-do-pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça e abacate, entre outros alimentos desse grupo.
O regime foi identificado com uma dieta vegetariana à base de nozes e de sopas, mas com 800 a 1.100 calorias diárias. Depois, as cobaias passaram 25 dias comendo de tudo, sem restrições. Estudos anteriores já haviam indicado que essa dieta pode também retardar o ritmo do envelhecimento.
Os pesquisadores levaram os roedores a um estado extremo e os trouxeram de volta, ou seja, deixaram-nos famintos e, depois, alimentaram-nos novamente. Como as células no pâncreas são levadas a uma reprogramação, essa acaba por recuperar parte do órgão que não estava mais funcionando.
Texto: Dr. Lucas Penchel e Stefani Rocha (Nutrição Puc Minas)