Saiba como se cuidar neste inverno, com oito dicas sensacionais!
Beba muita água: durante o inverno, é normal ingerirmos menores quantidades de água, porque sentimos menos calor. Mas isso colabora para a desidratação dos lábios e de todo o organismo. Por isso, obrigue-se a se hidratar mais, mesmo que esteja sem sede. Assim, seus lábios e seus órgãos irão agradecer.
Nada de passar a língua nos lábios: na tentativa de umedecer os lábios e aliviar o ressecamento, comum nesta época do ano, as pessoas normalmente passam a língua sobre eles. “A saliva realmente vai aliviar o desconforto nos primeiros instantes, mas, depois, vai ocorrer um efeito rebote, piorando a situação em longo do tempo. Caso as fissuras permaneçam por mais de sete dias, consulte seu dentista ou seu médico, pois o uso de medicamentos à base de antifúngicos e anti-inflamatórios pode ser necessário”, alerta o doutor Celso Lemos, cirurgião-dentista especializado em estomatologia.
Evite algumas comidas: se você já apresenta um ressecamento dos lábios, evite comer comidas muito quentes, salgadas ou apimentadas, pois elas vão irritar ainda mais.
Use protetor labial sempre: hidrate seus lábios antes de surgirem os primeiros sinais de ressecamento. A melhor maneira de hidratar os lábios é com o uso de protetores labiais com filtro solar. Evite os protetores com cor ou fragrância. Passe o produto a cada hora, principalmente quando o lábio estiver exposto a baixas temperaturas.
Evite o vento e se proteja: parece uma dica muito radical e quase impossível de ser obedecida, mas ela é importante. Vista roupas que cubram os lábios e abuse dos cachecóis para se proteger e evitar a desidratação e até mesmo resfriados e doenças indesejadas.
Mantenha as narinas sempre limpas: manter as vias nasais limpas facilita a respiração nasal e evita que você se torne um respirador bucal.
Atenção para a umidade dentro de casa: mantenha a umidade dentro de casa entre 30% e 50%. Isso irá contribuir para a hidratação da pele e dos lábios.
Procure um dentista: se nenhuma das dicas acima funcionar, é melhor você procurar um especialista. “Lembre-se: feridas ou fissuras que permaneçam por mais de 15 dias devem ser examinadas pelo dentista ou pelo médico, pois o câncer de lábio pode muitas vezes parecer um simples ressecamento”, enfatiza Celso.