A pipoca pode parecer simplesmente um delicioso passatempo para o cinema e noites confortáveis em casa, mas também existem muitos benefícios deste alimento para a saúde.
A pipoca é um cereal integral natural, associado ao controle do peso corporal e à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.
A vantagem do milho em relação aos outros cereais é que, durante a industrialização, ele não perde a casca, onde está grande parte das fibras e dos nutrientes.
A pipoca pode oferecer uma alternativa saudável, quando comparada a outros aperitivos calóricos e pobres em nutrientes – 1 xícara de pipoca fornece 31 calorias, 6,2g de carboidratos e 1,2g de fibras.
Por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer.
As fibras presentes nos grãos do milho melhoram o funcionamento intestinal, auxiliam no controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, além de aumentam a saciedade.
O milho para pipoca é fonte de vitaminas E, B1, B2 e carotenoides, considerados antioxidantes. Além disso, o grão contém minerais, como cálcio, sódio, iodo, ferro, zinco, manganês, cobre, selênio, crômio, cobalto, cádmio e fósforo.
No entanto, o seu limite como um alimento saudável termina quando você acrescenta muito sal ou temperos artificiais e coberturas sobre a pipoca.
Por esse motivo, a melhor forma de preparar a pipoca é usando a panela com um fiozinho de óleo de coco ou 1 ponta de faca de manteiga ghee e uma pitada de sal marinho (bem moderadamente).