Para ganhar a tão desejada massa muscular, deve-se fazer exercícios de musculação com o acompanhamento de um bom profissional físico e seguir uma alimentação equilibrada, rica em proteínas. Lembrando que o descanso é essencial, o músculo precisa de tempo para se reconstituir e crescer. Visto que, durante os exercícios físicos as fibras musculares se lesionam, tendo assim a necessidade da recuperação muscular.
Faça cada exercício de fórmula lenta e não pare o exercício assim que começar a sentir dor, pois é quando o músculo começa a quebrar as fibras musculares brancas, que são as que levam a hipertrofia;
Treine de 3 a 5 vezes por semana, sempre intercalando os grupos musculares;
Varie sempre os exercícios ou os pesos para evitar uma possível adaptação do organismo;
Alimente – se de proteínas de alta qualidade (frango, ovos, carnes magras, peixes). A proteína deve ser consumida em todas as refeições, pois são elas que fornecem os aminoácidos que atuam como “tijolos” para a construção dos músculos. Priorize as proteínas de alto valor biológico, pois elas contêm todos os aminoácidos essenciais – aqueles que não são produzidos pelo organismo, devendo ser obtidos pela alimentação.
Consuma carboidratos de boas fontes (batata doce, batata baroa, mandioca, arroz integral), ele é a fonte principal de energia para o nosso corpo, principalmente quando sua necessidade for maior: pré e pós treino. É a partir dele que o glicogênio muscular é mantido durante e após a atividade física. Se houver deficiência de carboidrato na dieta, o corpo irá utilizar as proteínas para conseguir energia, ou seja, haverá prejuízo no ganho de massa muscular.
Alimentos fontes de gordura boa como: oleaginosas, coco, azeite de oliva, abacate. Possuem propriedades que auxiliam na recuperação do músculo após a atividade física. Além de estarem envolvidos na produção de hormônios, como a testosterona, importante no processo de ganho de massa muscular.
Beba muita água, evite a desidratação.
Evite fast foods, alimentos industrializados e principalmente o uso de bebidas alcoólicas.
Lembrando que é indispensável um direcionamento nutricional, individualidade sempre!!
Faça cada exercício de fórmula lenta e não pare o exercício assim que começar a sentir dor, pois é quando o músculo começa a quebrar as fibras musculares brancas, que são as que levam a hipertrofia;
Obrigado