Hoje em dia os tratamentos de saúde são mais voltados para os sintomas (doenças) do que para as causas. Vários fatores em conjunto ou isoladamente, podem estar causando os sintomas da doença, e se as causas básicas não forem detectadas, o paciente vai no máximo amenizar temporariamente os sintomas e às vezes, até trocar o sintomas, mas não vai resolver o problema.
Geralmente acontece isso, quando os tratamentos são voltados para a doença e não para o indivíduo que desenvolveu a doença;
A gordura é vista por todos nós como um problema que deve ser controlado, porém nosso organismo entende como um estoque de energia, uma forma de combustível e garantia de sobrevivência. Sendo assim nossa gordura só será efetivamente “queimada” como energia quando o nosso organismo estiver seguro que todas as suas necessidade estão sendo atendidas, isso é, quantidade ideal de água, proteínas, vitaminas, minerais.
A proteína não é reserva, ela é matéria viva e para existir, necessita de energia (Carboidrato e gordura) portando quanto maior a massa muscular, maior será a queima, em contra partida a proteína ingerida na nossa dieta, deverá ser metabolizada, caso contrario o excesso de modo semelhante aos carboidratos, vai se transformando em gordura, isso mesmo, você pode engordar se exagerar na quantidade de suplementos proteicos !
Por outro lado, quando ocorre um desequilíbrio com redução total dos carboidratos,o nosso organismo preserva o nosso estoque de energia(gordura) para a manutenção da sobrevivência, e garante o fornecimento de energia para o cérebro através da transformação de glicogênio e da proteína em glicose, proteína que é matéria viva e esta estocada nos seus músculos ! Esse processo reduz o peso na balança, porém com redução de líquido e músculos!
Portanto, emagrecimento efetivo é conseqüência de um organismo que funciona BEM e, ao contrário do que se pensa, é comendo que se emagrece, afinal, não existe força de vontade quando há um desequilíbrio orgânico funcional.