A limpeza de pele é o procedimento mais conhecido na estética, mas nem sempre é realizado de maneira cuidadosa e personalizada.
Antigamente, grande parte dos profissionais dessa área tinha uma visão engessada sobre a limpeza de pele. Segundo a visão deles, todas as pessoas deveriam seguir o mesmo passo a passo na hora de se submeterem ao procedimento. Hoje, com o avanço da indústria cosmética e da qualificação, é possível oferecer aos pacientes um tratamento personalizado e individual para cada biotipo.
A limpeza de pele personalizada, ou seja, com protocolos específicos para cada tipo de pele, proporciona mais segurança na extração de sujidades que se encontram no interior dos poros, bem como dos folículos pilossebáceos.
Importante lembrar que na derme estão localizadas as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, cuja função é proteger o tecido tegumentar. Elas ficam anexas aos folículos pilosos, que secretam o sebo produzido por essas glândulas.
A limpeza de pele deve ser utilizada como recurso único para manter a pele saudável ou como processo preparatório para outros procedimentos estéticos. Recomenda-se que o profissional da estética atue em associação com outros profissionais para a obtenção de resultados mais satisfatórios, já que, por exemplo, uma pele com infecção e inflamação intensa não deve ser submetida a qualquer procedimento antes da resolução do quadro.
Autora: Kelly Trindade