Sabe a quantidade de nutrientes presente na semente de abobora, não? Sim, elas possuem zinco, magnésio, manganês, potássio e ferro, mas além das virtudes nutricionais da semente, pesquisas científicas recentes revelaram que a farinha de sementes de abóbora, bem como o óleo da semente de abóbora, pode ter um ótimo valor nutricional. Alguns dos benéficos quando se ingere as sementes, óleo e farinha de abobora:
* Proteção da próstata, em estudo realizado foi demonstrado sua capacidade de inibir o crescimento da próstata, um fator causador comum na hiperplasia prostática benigna.
* Alívio dos Sintomas da pós-menopausa, as mulheres suplementadas com 2.000mg de óleo de semente de abóbora no decorrer de 12 semanas tiveram pressão arterial reduzida, aumento do colesterol HDL, bem como redução da gravidade dos sintomas associados à insuficiência hormonal, p.ex., calores (fogachos), dores de cabeça e dor nas articulações. Com a queda dos sintomas, foi notado a melhora de consequências como: depressão.
* Proteção cardiovascular e hepática, uma mistura de sementes de linhaça e sementes de abóbora encontrou propriedades protetoras hepática e cardiovasculares em um estudo com animais de 2008, publicado no Journal of Food Chemistry & Toxicology.
* Diminuição da Insônia e ansiedade, as sementes de abóbora contêm um alto nível de triptofano (22mg por grama de proteína da semente de abóbora) – o precursor de aminoácidos da serotonina que se converte em melatonina, o “hormônio do sono”, à noite. Pesquisas publicadas em 2007 no Canadian Journal of Physiology and Pharmacology descobriram que quando a semente de abóbora desidratada foi ingerida em combinação com carboidrato, um efeito clínico semelhante ao do triptofano de grau farmacêutico foi alcançado. Outro estudo de 2005 publicado no Journal Nutritional Neuroscience descobriu que o triptofano das sementes de abóbora em combinação com carboidratos foi tão eficaz quanto a suplementação de triptofano na redução do tempo acordado durante a noite.
Referência: Traduzido e adaptado por Essential Nutrition: http://
Texto: @nutri_stefanirocha