O feijão é um dos alimentos mais populares na mesa brasileira. Contudo é importante alertar que cada vez mais aumenta o numero de pessoas apresentam sensibilidade e reações alérgicas tardias ao feijão e a outras leguminosas, como por exemplo, a lentilha e as ervilhas.
Se após as refeições seu abdômen fica distendido, você tem cólicas, desconforto abdominal, indisposição, mau humor e aumento da produção e de liberação de gases, você pode estar fazendo uma alergia ou hipersensibilidade alimentar tardia ao feijão (de qualquer tipo) ou a outras leguminosas.
As leguminosas são conhecidas por serem nutritivas (consideravelmente mais nutritivas e baixas em carboidratos) e ricas em proteínas. As proteínas das leguminosas são chamadas lectinas e são tradicionalmente reconhecidas por possuírem um potencial imunogênico e alérgico muito alto. Estas proteínas são muito difíceis de serem digeridas, sendo que as enzimas digestivas conseguem apenas digerir uma parte delas.
É importante estar atento ainda ao fato que no feijão encontramos também muitos oligossacarídeos produtores de gases, sendo o principal chamado rafinose. Como não produzimos uma enzima (alfagalactosidase) que digere este elemento, a ingestão de feijões pode aumentar em até 12 vezes a liberação de gases, causando muitos desconfortos e sérios problemas ao sistema digestivo.
Nossos ancestrais sempre estiveram cientes que alimentos ricos em lectinas eram prejudiciais à saúde, mesmo não sabendo exatamente o por que. O homem primitivo desenvolveu técnicas de preparo destes alimentos para lidar diretamente com esta questão.
Uma das técnicas mais usadas era deixar de molho as leguminosas (principalmente o feijão e a lentilha) por 24h e depois fazer o cozimento em fogo alto e sob pressão. Desta forma, boa parte do problema é resolvido, o que torna estes alimentos muito mais propícios para o consumo humano.
Para fazer o diagnostico se você é intolerante ou tem alergia alimentar tardia aos feijões e a outras leguminosas, você pode realizar o Teste de Alergia Alimentar na saliva. O teste analisa 60 alimentos diferentes comuns na mesa brasileira.
Informe-se no site www.labvitrus.com.br
Nota* Grãos e leguminosas eram raramente consumidos por nossos ancestrais do período paleolítico, consumido apenas em períodos de escassez de outros alimentos.
Agradeço essas orientações tão importantes sobre o uso das leguminosas… descobri as causas de certos males que tenho enfrentado.