O quadro clínico da paciente com endometriose é bastante variável. A paciente pode ser assintomática, ou seja, sem nenhum sintomas; ou referir apenas infertilidade ou ter sintomas como cólicas severas, dor profunda na relação sexual, dor pélvica crônica, dor ovulatória, sintomas urinários ou evacuatórios peri- menstruais e fadiga crônica.
O exame ginecológico pode ser normal, mas a presença de dor à mobilização uterina, retroversão uterina ou aumento do volume ovariano é sugestiva de endometriose, embora não seja específica. Outras condições, como síndrome do cólon irritável, doença inflamatória pélvica e cistite intersticial, podem apresentar sintomatologia semelhante e devem entrar no diagnóstico diferencial.
Os sinais sugestivos de endometriose profunda infiltrarias são nodulações palpáveis no fórnice vaginal posterior ou septo retovaginal, espessamento dos ligamentos uterossacros. ⚡Percebam que a hipótese diagnóstica é muito difícil pois se confundem com vários outros sintomas.
Por isso nunca se pode negligenciar uma dor pélvica! Mas infelizmente o uso de anticoncepcional precoce alivia os sintomas algicos e portanto mascara o diagnóstico de endometriose precoce. Converse com seu ginecologista!
Texto da nossa ginecologista @dratalithamelo