Pelo menos elas demonstram mortalidade mais baixa do que as pessoas que não bebem chá. Os pesquisadores franceses apresentaram os resultados do estudo no Congresso Anual da Sociedade Europeia de Cardiologia (European Society of Cardiology, ESC) em Barcelona (Espanha).
Os cientistas do Hospital George Pompidou em Paris, analisaram dados de 131.000 pessoas com idade entre 18 e 95 anos, que passaram por um controle de saúde. Durante um acompanhamento de 3,5 anos houve 95 mortes cardiovasculares e 632 não cardiovasculares.
Em média, as pessoas que consumiam grandes quantidades de chá tinham pressão arterial mais baixa, assim como IMC e níveis de colesterol mais baixos, fumavam menos, eram fisicamente mais ativas do que aquelas que não consumiam chá, além de ter um risco reduzido de desenvolver problemas cardíacos, disseram os pesquisadores.
Entretanto, o consumo de chá não influenciou o risco de mortalidade cardiovascular. Mas, de modo geral, a mortalidade era 24% mais baixa, explicou o autor do estudo, Nicholas Danchin.
Presume-se que, em geral, elas têm estilo de vida mais saudável e além disso, o chá contém inúmeros antioxidantes.
Os pesquisadores não encontraram nenhuma associação entre a mortalidade cardíaca ou geral e o consumo de café. As pessoas que bebiam mais de quatro xícaras de café por dia tinham pressão arterial mais elevada e fumavam mais.
Elas tendiam a apresentar mortalidade cardiovascular mais elevada, mas insignificante estatisticamente. Entretanto, isto foi devido a uma parcela maior de fumantes, disseram os cientistas.