O café da manhã é um grande aliado das pessoas que buscam ter hábitos mais saudáveis. Ele inclusive proporciona um melhor desempenho intelectual ao indivíduo, e isso se deve ao fato de que, durante o sono, nosso organismo continua gastando energia para manter, em um ritmo menor, funções básicas, como circulação e respiração. Então, depois que acordarmos, precisamos fornecer ao organismo energia suficiente para que ele retome as atividades e reinicie um dia ativo e produtivo.
Essa refeição, quando bem feita, isto é, quando rica em nutrientes, além de fornecer energia para o corpo, ajuda na diminuição da fome nas refeições seguintes, reduzindo o risco de se comer excessivamente ao longo do dia.
É importante que o desjejum sempre seja variado, com a presença de um pouco de cada grupo alimentar, para oferecer os nutrientes necessários ao organismo e, assim, ser uma refeição completa e equilibrada. Tais nutrientes estão presentes nos carboidratos e nas fibras (pães integrais, tapioca, cereais integrais, grãos como chia e linhaça, sementes e frutas), nas proteínas (ovos, carnes, iogurtes, leite e seus derivados) e nas gorduras essenciais (castanhas, nozes, abacate, óleo de coco).
Devemos sempre adotar uma alimentação baseada em itens in natura e, dessa forma, evitar os processados, com excessiva quantidade de carboidratos refinados como, por exemplo, pães feitos com farinha branca, pães doces e bolos, biscoitos, achocolatados e sucos de caixinha.
Um café da manhã saudável contribui para a cognição e para a saúde intestinal e cardiovascular, além de favorecer o ganho de massa muscular, permitindo que o metabolismo energético seja elevado.
Bons motivos para incluir essa refeição em sua rotina não faltam. Então, deixe de dar desculpas e faça disso um hábito!