A noz da Índia
A velocidade com que aparecem novos produtos para emagrecimento tem sido muito grande. Diante disso, precisamos sempre agir com a razão, e não com a empolgação, afinal, existem fórmulas ou terapias que não podem ser utilizadas de maneira generalizada e irracional.
A moda da vez é a noz da Índia, semente proveniente da Indonésia que está sendo atribuída como o mais novo e eficaz alimento no auxilio do emagrecimento. É preciso ter cuidado com seu uso, pois tem sido comercializada a versão tóxica, que pode desencadear sinais e sintomas graves. A versão utilizada para emagrecer possui o nome cientifico Aleuritesmoluccana e características peculiares, como maior parte do valor nutricional dividida entre carboidrato e gordura.
Até o momento, não existem estudos científicos que confirmem a eficácia na perda de peso.Contudo, na prática clínica, percebe-se que ela possui um efeito adjunto na terapia do emagrecimento, tanto como placebo, como na melhora do trânsito intestinal e dos níveis de colesterol (informação confirmada em estudos com ratos), bem como um efeito anti-inflamatório, não apresentando propriedades que aceleram o metabolismo ou moderam o apetite.
Portanto, ao se decidir pelo uso da noz da Índia, é necessário ter consciência da importância de seguir todas as recomendações. Essa semente pode ser, sim, uma grande ferramenta no auxilio da perda de peso, mas, de maneira isolada e sem uma dieta adequada e um estilo de vida saudável, ela não fará milagre.
E, atenção, apesar de ser natural, a noz possui contraindicações, não devendo ser utilizada sem a orientação de um nutricionista ou de um médico. Algumas pessoas podem apresentar sintomas desconfortáveis, dentre eles dor de cabeça, diarreia e cólica, por conta dos efeitos laxativo e diurético da semente. Se isso ocorrer, é de fundamental importância redobrar as atenções aumentando-se a ingestão de líquido e de frutas.