A alopecia androgenetica (AA) é a causa mais comum de queda de cabelo em homens. Sua incidência varia entre as populações tendo influência predominantemente genética. Os caucasianos são o grupo mais afetado. Nos asiáticos a frequência é menor do que nos europeus.
O cabelo é um dos pilares da auto imagem. Há relatos na literatura que demonstram que homens que possuem AA são 75% menos confiantes, principalmente ao interagirem com o sexo oposto. Jovens com perda de cabelo relatam diminuição da autoestima, introversão e sensação de falta de atratividade, em maior porcentagem do que homens de idade mais avançada.
Embora exista diversos prejuízos psicológicos e na qualidade de vida, estudos demonstram que 3 em cada 4 homens com AA jamais procuraram tratamentos para esse problema. A maioria dos homens que procuram tratamento p obtiveram sucesso com a melhora da AA consequentemente, melhora da autoestima e da atratividade. Diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de sucesso no tratamento
Texto meramente informativo, tendo como finalidade informar a população.
Autor: Dr. Philippe Vieira Saldanha
CRBM3 8380
Biomédico Especialista em Biomedicina Estética