Um dos medicamentos com maior venda e prescrição no Brasil, e atualmente o segundo mais vendido do MUNDO, atua na redução do ácido clorídrico presente no estômago, substância natural e extremamente ácida que possui uma função importantíssima na destruição de bactérias e agentes invasores.
O aparecimento do omeprazol foi uma revolução no tratamento das úlceras gástricas, , patologia que provoca dor intensa, mau estar, comprometendo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Porém os resultados obtidos com esta droga foram tão “bons” que o maioria dos médicos começaram a receitá-lo de forma abusiva e desnecessária até mesmo como prevenção e para outras doenças como acidez estomacal.
Vamos aos fatos, o uso a longo prazo do omeprazol provoca deficiência da vitamina B12, que é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso, e a sua carência provoca fadiga, cansaço, diarreia, ferida em cavidade oral,etc. A organização Kaiser Permanente propôs ampliar esta investigação. Reuniu um grupo de 25.956 pacientes com deficiência de vitamina B12 e comparou com outro 184.199 pessoas sem este transtorno. Todos eles foram seguidos durante quatro anos, os resultados não deixaram dúvidas.Como se esperava, o composto inibe o ácido gástrico de absorver a vitamina B12 e a sua carência favorece o aparecimento de demências, anemia e dano neurológico. É comum que 10% e 15% dos idosos têm deficiência de cobalamina. Ao comparar os dois grupos verificou-se que 65% das pessoas que tinham tomado omeprazol por dois ou mais anos apresentavam um maior risco déficit de vitamina. A toma de 1,5 comprimidos diariamente implica um risco de 95% de apresentar carências, quase que 100%, absurdo não ?
Não é aconselhável e deve sobretudo modificar a sua alimentação se padece de um problema digestivo relacionado. Caso seja mesmo necessário o seu uso, deve sempre fazer forma racional, como tratamento e não como terapia preventiva, o uso do omeprazol para minimizar os efeitos do refluxo gastro-esofágico e a azia pode ser equívoco, saiba que estes se devem pela incompetência da válvula entre o esôfago e o estômago, que deixa o ácido subir para as paredes do esôfago, o que não é NORMAL ! Esta anomalia pode muita vezes ser corrigida com algumas manipulações, mudança do hábito de vida, emagrecimento, trabalho muscular do diafragma e das vísceras.
Experimente e verá os resultados!
Fonte: terapeuticos.pt/