O BCAA é formado por três aminoácidos essenciais produzidos em pequenas quantidades pelo organismo, as quais não atingem nossas necessidades nutricionais. São eles: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina.
Na alimentação, estão presentes em diferentes proporções, sendo encontrados em alimentos proteicos, a exemplo de carnes, ovos, leite e derivados, feijões e leguminosas.
Estudos apontam que o BCAA auxilia na recuperação muscular após os treinos, na redução de fadiga central, na melhora da imunidade e na diminuição do grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico. O suplemento também pode ser utilizado no tratamento de patologias como desnutrição energética proteica e encefalopatia hepática.
De acordo com a (SBNPE), a suplementação de BCAA para pacientes com encefalopatia hepática pode ser benéfica, uma vez que é capaz de gerar uma competição dos aminoácidos ramificados com os aminoácidos de cadeia aromática que passam na barreira hematoencefálica, minimizando a entrada de aminas tóxicas no sistema nervoso central.
O número dos pacientes que não podem tolerar proteínas dietéticas nas quantidades suficientes para combater o catabolismo mais elevado nas doenças hepáticas avançadas é provavelmente baixo, mas o BCAA é considerado o único tratamento eficaz provado nessa situação específica.
Alguns estudos, entre eles um publicado no “Journal of The Neurological Sciences”, mostram que a suplementação de BCAA durante quatro semanas melhorou a condição de pacientes com degeneração espinocerebelar com ataxia (transtorno neurológico) – Giampaolo B –, caracterizada pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e de equilíbrio.
Sendo assim, os benefícios da suplementação incluem o progresso do perfil metabólico de aminoácidos, do estado nutricional e da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a redução do catabolismo proteico, a normalização do quociente respiratório e a melhora clínica da encefalopatia hepática.
Ainda segundo a diretriz da SBNPE, as evidências científicas sugerem que, na cirrose avançada, a suplementação nutricional oral com BCAA é útil para melhorar a evolução clínica e retardar a progressão da insuficiência hepática.
Referências:
- Nutr. 135:1596S-1601S, June 2005 Giulio Marchesini, Rebecca Marzocchi, Marianna Noia and ianchi
Projeto Diretrizes. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional nas Doenças Hepáticas Crônicas e Insuficiência Hepática. 2011.