Suco de beterraba rico em nitrato pode ajudar o organismo a se adaptar mais rapidamente a grandes altitudes, evitando assim o risco de desenvolver doença das alturas. Isso foi sugerido por um estudo norueguês-sueco publicado na revista “Nitric Oxide”. De acordo com o estudo, o suco melhora a função dos vasos sanguíneos, podendo ajudar não apenas atletas mas portadores de hipertensão e doenças cardiovasculares.
Devido aos baixos níveis de oxigênio em grandes altitudes, o organismo não consegue produzir quantidade suficiente de óxido nítrico (NO), reduzindo dessa forma a função dos vasos sanguíneos. Mas visto que o organismo também é capaz de produzir NO com nitrato – não apenas com oxigênio – pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em Trondheim e da Mid-Sweden University em Oestersund testaram se o suco de beterraba rico em nitrato poderia se provar benéfico ao organismo.
O estudo incluiu 11 participantes e foi realizado a uma altitude de 3.700 metros. A função dos vasos sanguíneos foi medida antes e durante a exposição a grande altitude, usando um teste de dilatação mediada por fluxo via ultrassom. Todos os participantes beberam suco de beterraba rico em nitrato e um suco placebo.
Conforme esperado, a grande altitude fez com que os vasos sanguíneos se contraíssem. Depois da ingestão do suco de beterraba rico em nitrato, os vasos relaxaram e funcionaram normalmente. O suco placebo não teve tal efeito.
“Na próxima vez que você fizer uma expedição a grandes altitudes, pode valer a pena levar uma garrafa de suco de beterraba na mochila”, disse o autor do estudo Svein Erik Gaustad. “Pode ser o estímulo extra que o seu organismo precisa para produzir oxigênio suficiente para os seus músculos cansados e para manter você saudável ao subir uma montanha bem alta.
Nitric Oxide. 2015 Aug 29;50:58-64. doi: 10.1016/