Você já ouviu falar do carvão vegetal? Não se trata daquele carvão tradicional, encontrado em supermercados, mas do que é produzido a partir da queima de determinados tipos de madeira, por meio do controle da temperatura e do oxigênio. Esse processo o torna um elemento bastante poroso e absorvente, e essa característica é o grande segredo por trás de todos os benefícios que o material é capaz de promover.
O carvão vegetal faz bem para o sistema digestivo e para a pele, reduz o colesterol, ajuda a curar a ressaca e é um poderoso desintoxicante, sendo um grande aliado dos adeptos das dietas detox, visto que contribui para a limpeza do organismo. Ele funciona através de um mecanismo de adsorção, que “sequestra” o agente tóxico e o elimina pelas fezes. Ao contrário do que muitos pensam, o carvão, quando ingerido, não é ABSORVIDO pelo corpo. Ele entra, atrai, adsorve as toxinas e as leva para fora do corpo. Mas atenção: a ingestão desse composto pode originar o risco de desidratação do organismo. Portanto, é importante tomar bastante água durante seu tempo de uso.
Pessoas que utilizam medicamentos controlados devem evitar o carvão vegetal ativado, já que ele pode prejudicar o tratamento, reduzindo a eficácia dele. O composto é encontrado facilmente em farmácias, em forma de cápsulas, em pó e em pastilhas/tabletes, não havendo a necessidade de receita médica para sua aquisição.
Consulte um especialista antes de aderir ao carvão vegetal.