Cinco dias comendo alimentos gordurosos podem alterar a forma com que seu músculo processa os alimentos
Você pode pensar que consegue obter bons resultados comendo alimentos gordurosos por alguns dias. Mas pense novamente!
Em um artigo publicado recentemente na versão online da revista “Obesity”, pesquisadores da Virginia Tech descobriram que a maneira pela qual o músculo metaboliza nutrientes é alterada em apenas cinco dias de alimentação rica em gordura. Esse é o primeiro estudo a demonstrar que a mudança acontece rapidamente.
Portanto, de acordo com esses estudiosos, nosso corpo não consegue responder, de forma rápida e eficaz, a mudanças na dieta em um prazo mais curto. E, se você parar para pensar, cinco dias é um tempo muito curto. Muitas pessoas ingerem alimentos gordurosos por alguns dias, seja nos feriados, seja nas férias, seja em outras celebrações, acreditando que isso não será prejudicial para a obtenção de bons resultados em termos de calorias no fim do mês. Mas essa pesquisa mostra que esses altos e baixos podem, sim, alterar o metabolismo normal do indivíduo em um período muito curto.
Quando o alimento é ingerido, o nível de glicose no sangue sobe. E o músculo do corpo é uma grande câmara de compensação para essa glicose. No mesmo instante em que pode decompor esse alimento para obter energia, ele também pode armazená-lo como gordura para uso posterior. Hulver e seus colegas descobriram que a capacidade dos músculos para oxidar glicose após uma refeição é interrompida depois de cinco dias de uma dieta rica em gordura, o que pode levar à incapacidade de o organismo responder à insulina, um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e de outras doenças.
Para se realizar o estudo, os alunos da faculdade foram alimentados com uma dieta rica em gordura, que incluiu salsicha, queijos e alimentos carregados com manteiga. Um regime alimentar normal é composto por cerca de 30% de gordura, e, nesse estudo, os alunos tinham uma dieta com aproximadamente 55% de gordura. A ingestão calórica total continuou a mesma de antes da dieta rica em gordura. Então, amostras do músculo foram recolhidas para se verificar como ele metabolizado glicose. Embora o estudo tenha descoberto que a maneira pela qual a glicose é metabolizada foi alterada, os estudantes não ganharam peso ou não apresentaram quaisquer sinais de resistência à insulina.
Journal Reference: 1. Angela S. Anderson, Kimberly R. Haynie, Ryan P. McMillan, Kristin L. Osterberg, Nabil E. Boutagy, Madlyn I. Frisard, Brenda M. Davy, Kevin P. Davy, Matthew W. Hulver. Early skeletal muscle adaptations to short-term high-fat diet in humans before changes in insulin sensitivity. Obesity, 2015; 23 (4): 720 DOI:10.1002/oby.21031