Cada mulher tem um ciclo menstrual diferente. Apesar das diferenças, todas as mulheres ao longo do mês, passam por várias mudanças fisiológicas que afetam o desempenho no treinamento. Por isso, é fundamental respeitar o seu ciclo para aproveitar ou driblar os efeitos negativos de cada um dos períodos.
O ciclo menstrual tem duração de aproximadamente 28 dias, podendo variar de 21 a 35 dias, e é dividido em três fases:
1ª Fase: Folicular (quando termina a menstruação)
Caracterizado por um aumento da produção de estrógeno e da liberação da noradrenalina. É neste momento que as atletas costumam ter seu melhor desempenho, pois é quando percebe-se uma melhora da resistência aeróbica e também da força. Ótima fase para intensificar os treinos.
2ª Fase: Ovulatoria
Período compreende o 14 ao 16º do ciclo menstrual. Nesta fase as atletas mantem um ótimo estado de rendimento, predomina o bom humor , ânimo e disposição. Orientação é manter forte o ritmo dos treinos.
3ª Fase: Lútea – (entre a TPM e a menstruação)
É nesta fase que se tem o pior desempenho, quando o hormônio da progesterona aumenta, a musculatura lisa relaxa. Com isso, a mulher retém mais líquido, tem prisão de ventre e, por isso, se sente mais inchada. Aumenta-se a fadiga, sente se mais lenta, pesada e surgem os temidos sintomas da TPM: irritabilidade, depressão, falta de concentração e desejo por alimentos doces e sabotamento da dieta.
Durante a menstruação : o sangramento e as cólicas muitas vezes torna a prática da atividade física desconfortável. O ideal é manter a praticar os treinos, no ritmo que lhe for mais adequado, sem grande exigências físicas.
Caso os sintomas causem muitos desconfortos à mulher, uma recomendação é mudar o treino durante o período menstrual. Fazer musculação com carga mais leve pode ser a solução para quem não quer perder o ritmo e continuar se sentindo bem. Não tem problema malhar menstruada , não causa nenhum prejuízo à saúde. Para finalizar, a ginecoligista @dratalithamelo da equipe da @clinicapenchel, comenta que os métodos anticoncepcionais sintéticos como a pílula, impedem esse bom desempenho físico propiciado pelo ciclo menstrual natural pois eles bloqueiam a liberação dos hormônios naturais que promovem bom rendimento físico e ganho de massa muscular. Por isso, converse com ginecologista e adeque seu método de acordo com seu treino.