Manter uma dieta equilibrada é de extrema importância para potencializar o treino, ainda mais quando são atividades físicas de alta intensidade, como o CrossFit, que exige um aporte energético adequado para prevenir lesões aos praticantes dessa modalidade. Não é de hoje que se sabe que nosso corpo pode ser comparado à um automóvel, isto porque a qualidade e quantidade do combustível que é fornecido à ele influenciará diretamente os resultados obtidos. Levando tal fato em consideração, juntamente com o CrossFit, em geral, caminha a dieta paleolítica, que é considerada a dieta oficial da modalidade esportiva em questão. A ideia “Paelo” pode ser praticada por qualquer pessoa que esteja interessada em melhorar sua qualidade de vida, através da alimentação e da aquisição de hábitos mais saudáveis, e não apenas por praticantes de CrossFit.
Nos dias atuais, devido à correria do dia-a-dia, o homem consome alimentos (se é que se pode chamar de “alimento”) geneticamente transformados e altamente processados, que resultam em doenças, inflamações e outros problemas de saúde. O estilo Paleo vem, exatamente, se contrapor a isso, determinando que os nossos corpos foram geneticamente criados para se alimentar de uma forma “limpa” e que mesmo com a evolução, os nossos organismos não se ajustaram à ingestão dos alimentos que fazem parte da era moderna, como os processados, açúcar refinado, derivados do leite e grãos.
A dieta Paleo defende a ingestão de alimentos naturais, que não sofreram nenhum tipo de modificação pela indústria alimentícia moderna, como por exemplo carnes, peixes, ovos, vegetais, folhas verdes, frutas, castanhas e gorduras saudáveis. A alimentação paleo tem como intuito nos levar de volta às nossas origens, proporcionando uma reeducação para nos alimentarmos da forma como fomos biologicamente criados para tal, resultando em uma vida mais saudável.
Como já dito, praticantes de CrossFit precisam de uma grande quantidade de nutrientes para que o rendimento nos treinos seja mantido e os resultados sejam alcançados, e o estilo Paleo tem se provado cada vez mais eficiente na perda de peso e ganho de massa muscular. Porém, é importante o acompanhamento nutricional para descobrir qual alimentação que funcione melhor para você, pois não existe uma “alimentação ideal” que atenda às necessidades de todos os tipos de pessoas. A individualidade de cada um deve ser respeitada, dependendo do estilo de vida, ritmo de treino e condição financeira.