Quem tem o hábito diário de mascar chicletes sugar free ou tomar seu refrigerante dietético, fique atento!!!!
Esse hábito cronicamente pode causar sérios danos à sua saúde devido ao ASPARTAME!
O aspartame é o edulcorante artificial, não calórico, mais amplamente utilizado no mundo. Ele é adicionado a goma de mascar, refrigerantes dietéticos, sucos, cereais, sobremesas congeladas, iogurte, ele está em cerca de 1200 produtos alimentícios, e até mesmo, vitaminas para crianças!!!!
Em 1965, um pesquisador de uma empresa farmacêutica, inadvertidamente, descobriu o adoçante artificial aspartame enquanto trabalhava em um medicamento ANTI-ÚLCERA. Foi descoberto que o adoçante era cerca de 150 VEZES mais doce do que a mesma quantidade de açúcar. Seu uso só foi aprovado em 1983.
O raciocínio científico e inúmeras evidências indicam que este produto não deve estar no mercado. No entanto, paradoxalmente, o uso de produtos que contêm aspartame estão em ascensão.
Os componentes do aspartame podem conduzir a uma ampla variedade de DOENÇAS. Alguns desses problemas ocorrem cronicamente e outros são reações agudas imediatas.
Alguns usuários de aspartame podem “parecer” não estar sofrendo reações imediatas ao uso mas, mesmo esses indivíduos, são suscetíveis ao dano a LONGO PRAZO causado pelo ácido aspártico (excitotoxinas)e fenilalanina por exemplo.
Um neuropatologista e neurocientista apontou para os investigadores da FDA (Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos) que o aspartame contém pelo menos dois componentes distintos que podem prejudicar o cérebro: dicetopiperizina e o ácido aspártico (“excitam” ou estimulam as células neuronais à morte) sofrendo maior risco bebês e crianças pequenas. Há também evidências de estudos que indicam que as pessoas deprimidas são especialmente sensíveis aos efeitos tóxicos do aspartame e que isso é especialmente verdadeiro para aqueles com tendências suicidas.
O aspartame não causa apenas sintomas individuais. Ele pode imitar síndromes inteiras, por exemplo, os CFIDS (síndrome da fadiga crônica e síndrome de imunodeficiência).
– Reações relacionados ao uso de aspartame:
Diminuição da visão, dor nos olhos, diminuição da lágrima ️zumbido nos ouvidos, diminuição da audição, Dores de cabeça ️tontura e instabilidade, perda de memória ️sonolência ️dormência e formigamento, tremores, depressão, irritabilidade. agressividade ️ansiedade, insônia, convulsão, fobias,palpitações cardíacas ️falta de ar, pressão alta, náuseas , diarréia , dor abdominal ,prurido ️urticária,alterações menstruais, GANHO DE PESO,queda de cabelo .
Até que se prove, conclusivamente, que não existem riscos à saúde sobre o uso prolongado de aspartame, o mais prudente é abster-se de seu uso e optar por outros edulcorantes como estévia ou xilitol.
Dra. Dayse Caldeira
Referências bibliográficas
Aspartame is the most dangerous substance in the market
KI Eze, OA Krasilnikova, КИ Эз, ОА Красильникова… – 2013
A review of the genotoxic and carcinogenic effects of aspartame: does it safe or not?
S Yılmaz, A Uçar – Cytotechnology, 2014
Aspartame and risk of cancer: A meta-analytic review
S Mallikarjun, RMN Sieburth – Archives of Environmental & …, 2013
Review paper Effects of aspartame metabolites on astrocytes and neurons
K Rycerz, JE Jaworska-Adamu – Folia Neuropathol, 2013 –
Food Additives
N Shanmugam, J Grotton, D Huang, J Jacob – Got Food, 2011
Dangers of Aspartame
RL Blaylock –
Emerging facts about aspartame
J Barua, A Bal – Journal of the Diabetic