Estudos recentes consideram a dieta mediterrânea a mais saudável para o coração, além de ser grande aliada em tratamentos contra o câncer de mama.Ela consiste principalmente numa alimentação à base de frutas e legumes, carne magra e peixe, com a preferência pelo azeite entre os tipos de gorduras.
Classificada como um dos modelos mais saudáveis de alimentação, a dieta mediterrânea teve ação comprovada na redução da incidência de câncer de mama, segundo um estudo da Universidade de Navarra, na Espanha. E o azeite foi o ingrediente de destaque dentro da pesquisa. “O estudo mostrou que a dieta exclusiva não trouxe um impacto tão grande quanto o da associada ao azeite de oliva. Ele é o protetor das mutações, ajuda na correção e na prevenção primária de tumores por ter efeito antioxidante”.
O azeite é a primeira escolha para a investigação uma vez que é utilizado, quase exclusivamente, na cozinha mediterrânea, em substituição à manteiga, à margarina e a outras gorduras. O azeite é uma fonte de gordura monoinsaturada, protetora contra doenças cardíacas, possivelmente porque afasta o consumo de gorduras saturadas da dieta. Além disso, é uma fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina E, e possui propriedades anti-inflamatórias devido aos efeitos na redistribuição da gordura sobre o corpo (organismo).
Outros estudos mostram a capacidade da dieta mediterrânea em tratamentos de obesidade, com resistência à insulina, além de auxiliar em tratamentos e prevenção relacionados àhipertensão.
Dr. Lucas Penchel e Stefani Marcelo(curso de nutrição)