Um tema polêmico, mas importante! Cada indivíduo tem um estilo de vida que pode, sim, influenciar no resultado que se espera durante uma dieta. Por isso, separamos alguns exemplos desses tipos físicos que vão ajudar a você a se encontrar. E na dúvida, procure um profissional!
Vamos lá!!!
Os tipos físicos
Mesomorfos
Os mesomorfos possuem em sua genética uma predisposição a ganhos musculares e queima de gordura. Seu porte naturalmente tende a ser atlético, simétrico e com boa postura.
Alguns pontos físicos são bem fáceis de notar nesse tipo: possuem musculatura delineada, ombros largos, cintura baixa e estreita, mandíbula quadrada e maças do rosto destacadas.
Apesar dessas características muitas vezes invejadas, as pessoas que se enquadram neste grupo devem ter atenção com a alimentação e rotina de treinos, uma vez que se estas forem exageradas, todos os benefícios se perderão.
Em indivíduos com esse somatotipo a dieta pode ser responsável por até 75% do resultado final do ganho de massa muscular, dicas como treinos intensos e compostos (Drop set, supersérie, pirâmide, série negativa) podem auxiliar nos ganhos.
Endomorfos
Famoso “socado” ou “Roliço”. Possuem uma estrutura óssea larga e forte, o que é uma grande vantagem quando se deseja ganhar massa muscular.
Com ombros largos, quadris e coxas avantajadas, rostos arredondados, braços e pernas mais curtas, normalmente com cintura alta e extremidades do corpo pequenas.
Pela facilidade na construção de tecidos musculares, os endomorfos tem dificuldade em perder peso, por isso deve ter muita atenção com a dieta em meio aos treinos. O objetivo principal será o aumento do metabolismo.
Aumentar a ingestão de alimentos termogênicos como morango, canela, gengibre… Além de beber bastante líquido, optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, fazer treinos de alta intensidade e exercício aeróbio. Estas são boas opções quando o objetivo é reduzir percentual de gordura. Sugiro proteínas e alimentos ricos em ômega 3, uma vez que o desiquilíbrio entre ômega 6:3 gera inflamação e consequentemente retenção e um aspecto físico nada legal!
No seu caso, a dieta é responsável por 95% do resultado final do ganho de massa muscular.
Ectomorfos
Ao contrário dos dois outros tipos, quem pertence a este grupo, tem uma dificuldade enorme em ganhar peso ou massa muscular. Geralmente possuem fibra tipo I o que pode levar a ter resistência, pouca explosão e força. Com corpo bem magro, ombros caídos, além de cinturas e quadris estreitos. Pessoas com aparência “fina”. Mas o positivo disso é que, se bem trabalhados, tem resultados ótimos.
Os ectomorfos PODEM possuir o metabolismo muito acelerado, portanto os exercícios aeróbicos/cardiovasculares parecem ser dispensáveis no início dos treinos. Somente depois de uma adaptação da dieta e rotina, é que deve-se adotar este tipo de prática. Treinos de hipertrofia, força, suplementação antes, durante e após os treinos podem ser a chave para o ganho. Mas o grande segredo é que se não um plano alimentar adequado não for seguido durante todo o dia, de nada vai adiantar a suplementação durante a musculação.
A dieta é responsável por 70 a 75% do resultado final do ganho de massa muscular.