O BCAA é uma junção entre 3 aminoácidos essenciais ao nosso organismo, com grande papel na recuperação muscular e anabolismo.Diariamente recebo pacientes que questionam a sua indicação, eficácia, dose e momento adequado para a ingestão !
Dentre eles a leucina é o aminoácido mais importante desta cadeia ramificada, além de atuar na termogênese ela estimula o MTOR, propriedade diretamente ligada à síntese protéica e ganho de massa muscular. Esse fantástico aminoácido também possui capacidades de inibir a degradação de proteína ou catabolismo.
A Isoleucina otimiza os benefícios da insulina, ela participa no processo da entrada de glicose para dentro da célula gerando piruvato, alanina e ATP, substratos fundamentais para a geração de energia . Através desta sensibilização da insulina ela pode ser aliada das pessoas que apresentam resistência a este hormônio ou hiperglicemia , coincidentemente grande parte indivíduos são sedentários, possuem obesidade abdominal, níveis de glicose e/ou insulina aumentados, além de realizarem uma dieta rica em carboidrato e gordura, desta forma é parece ser um adjuvante no tratamento do sobrepeso.
A Valina, aminoácido da cadeia e não menos importante, atua sinergicamente com todos os demais elementos, participando efetivamente em toda a cadeia suplementar. Vale ressaltar, que na deficiência de tiamina, vitamina B6 e B12 em nosso corpo, estes aminoácidos NÃO VÃO gerar os benefícios esperados, de nada vale comprar um suplemento de BCAA caro e da melhor qualidade sem antes avaliar e receber as orientações necessárias para iniciar o uso, talvez seja esse um dos principais motivos pela excelente adesão em algumas pessoas e em outras não .
Qual o momento ideal para a ingestão ? Depende: Recomendo BCAA no pré treino para as pessoas que apresentam fadiga durante o exercício físico intenso, já é evidente os seus benefícios na fadiga central, neste caso ele acelera a produção de serotonina, um neurotransmissor importante no cérebro e que reduz drasticamente na fadiga central, além disso ela atua na redução da desidrogenase lática e CPK, demonstrando em alguns estudos efeitos superiores até mesmo que os carboidratos de rápida absorção para a recuperação, Incrível, não ? Ingerir algo que apresenta um benefício superior ao carboidrato, e que apresenta índice glicêmico menor, comparado a doses semelhantes. É claro que a ingestão de 30gramas de carboidrato de rápida absorção e alto índice glicêmico tende a gerar uma recuperação superior a ingesta de 2 gramas de aminoácidos.
Os atletas recreativos que pretendem crescer por outra via (Anti catabólica), sugiro a suplementação também após o treino, visto que grandes quantidades de leucina estimulam a conversão em hidroximetilbutirato, derivado da leucina que em associação com whey protein apresenta grande potencial anti catabólico, além de reduz a inflamação inibindo TNF alta e NFKB, interleucinas patológicas e diretamente ligadas a inúmeras doenças inclusive o câncer.
Lembrando que o pico plasmático desta cadeia ramificada geralmente é atingindo 30 minutos após a ingestão, portanto converse e defina com o seu médico ou nutricionista o momento e a sua dose adequada, avaliando o seu objetivo, peso corporal e ritmo de treinamento.
Vale ressaltar, que o excesso não será utilizado, a partir do momento que você ingere uma dose que ultrapassa os limites da sua necessidade, o BCAA é metabolizado em ácido graxo, substrato que será armazenada nos adipócios em forma de gordura subcutânea(barriginha) ou visceral(fígado principalmente).
Journal of nutrition an metabolism 2012
J metb Dis 2012 35:29-40
J. Nutr 135: 156-157 2005
Exerc, Sport Scie. Rev., Vol. 41 2013
Journal of Nutritional Biochemistry 2010
Journal of gastroenterology and hepatology 2000
J Pharmacol Sci 118 – 155 2012
Am J Clin Nutr 2000
In J Sports MEd 1999
J physiol 1995