As estrias são cicatrizes que surgem na pele quando ocorre um estiramento, fazendo com que as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da camada intermediária, sejam rompidas.
Os motivos que levam ao aparecimento das estrias são vários. O fator genético é que vai definir a quantidade e a frequência delas em situações como gravidez, ganho de peso rápido, puberdade, colocação de próteses de silicone, aumento em curto tempo da estrutura corporal e uso prolongado de corticoides para o tratamento de doenças de pele, como o eczema.
As estrias podem ter as cores roxa, rosa ou branca, dependendo do estágio em que se encontram.
Atualmente, os principais tratamentos existentes são microagulhamento, carboxiterapia, dermoabrasão, laser de CO2 e peeling.
É importante que o paciente busque o auxílio de um profissional para obter melhores resultados. Somente após uma avaliação, será possível definir o tratamento mais indicado. Além disso, a alimentação e o controle do peso são essenciais para o controle das estrias. Aumentar a ingestão de água, evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras e manter a pele sempre hidratada são alguns cuidados que auxiliam na prevenção.