Essenciais em nossa dieta, as gorduras são responsáveis pela produção hormonal e pela absorção de algumas vitaminas, entre outras ações.
Os especialistas recomendam que elas respondam por 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente.
Mesmo assim, é de conhecimento geral que a ingestão exagerada de gordura pode ser prejudicial à saúde. Mas você sabia que o tamanho do impacto dela em seu corpo vai depender de você ser homem ou mulher? Essa é a conclusão de um estudo recente que avaliou vários indivíduos de ambos os sexos. Durante uma semana, os participantes consumiram em excesso alimentos com alto nível de gordura. Foi analisado também como a ingestão afetou a capacidade deles de controlarem o nível de açúcar no sangue.
A médica Zoe Williams decidiu se submeter ao experimento para a rede BBC. Ela pediu ao responsável pelo estudo, Matt Cocks, da Universidade Moores, em Liverpool, no Reino Unido, que ele participasse dos testes com ela. Antes de começarem, foram medidos os níveis de gordura e de açúcar no sangue dos dois.
Ambos seguiram uma dieta rica em gorduras saturadas, trans, alimentos embutidos etc, recebendo a mesma quantidade de cada item.
Além de apontarem a variação de peso, os monitores de glicose mostravam se a dieta estava afetando a capacidade de ambos para eliminar açúcar do sangue.
Para Zoe, não houve qualquer problema. Mas, para Matt, a capacidade de eliminar o açúcar piorou em 50%.
O resultado do estudo conduzido pelo especialista com outros participantes havia sido semelhante, e, em média, a capacidade para metabolizar o açúcar nos homens que se submeteram à dieta rica em gordura piorou 14%, caminhando para o diabetes tipo 2.