De acordo com um estudo publicado na revista “Journal of Sexual Medicine”, baixos níveis de testosterona parecem estar associados a uma maior probabilidade de depressão nos homens. Homens encaminhados a um especialista devido a níveis limite de testosterona tinham taxas de depressão e sintomas depressivos bem maiores que os da população geral.
Para o estudo, os pesquisadores da Universidade George Washington, em Washington, DC, analisaram dados de 200 homens entre 20 e 77 anos de idade (média de idade de 48 anos) que foram encaminhados por níveis limite de testosterona total entre 200 e 350 ng/dL. As informações coletadas incluíam dados demográficos, histórico médico, uso de medicamentos, sinais e sintomas de hipogonadismo, e avaliações de sintomas depressivos e/ou um diagnóstico conhecido de depressão ou uso de um antidepressivo.
Enquanto as taxas de depressão na população geral variavam de 6 a 23 por cento, as taxas entre os sujeitos foram significativamente mais altas. Depressão diagnosticada e/ou sintomas depressivos estavam presentes em 56 por cento dos sujeitos. Além disso, um quarto dos homens do estudo estavam tomando antidepressivos e tinham altas taxas de obesidade e baixas taxas de atividade física. Os sintomas mais comuns foram disfunção erétil, diminuição da libido, menos ereções matinais, pouca energia e distúrbios do sono.
Os autores concluíram que os médicos devem considerar fazer triagem para depressão e sintomas depressivos, sobrepeso e fatores de estilo de vida não saudável nos homens com níveis limite de baixa testosterona.
The Journal of Sexual Medicine Article first published online: 30 JUN 2015