O implantes subcutâneos são uma via alternativa de uso de medicação.
?Quais hormônios são implantados?
Existem vários tipos de hormônio: gestrinona, estradiol, testosterona e progesterona entre outros. Cada mulher antes de colocar deve fazer os exames com seu médico de confiança e ver qual hormônio tem indicação para seu objetivo. Pois é preciso avaliar as condições de saúde da paciente previamente para, só então, poder indica-lo, já que cada implante é feito de forma individualizada.
?Como é liberado no corpo?
A quantidade de hormônio bem menor do que no comprimido , pois a substância é liberada diretamente na corrente sanguínea, o que poupa fígado e estômago.
?Qual principal objetivo de um Implante hormonal?
Sua indicação é uma via alternativa de medicação para o tratamento de sintomas da TPM, endometriose, menopausa, fadiga .Além de melhorar a condição das mulheres que sofrem com as alterações hormonais (inchaço, estresse, alterações do humor). Também são uados contra a osteoporose (perda óssea), anemia feminina (por excesso de perda de sangue), baixa libido, cólica e enxaqueca da TPM, menstruação precoce e irregular bem como reposição hormonal. Outra vantagem, método ainda pode ajudar no combate à celulite e ganho de massa magra
. ?Existe algum efeito colateral?
Isso varia de pessoa pra pessoa e do hormônio implantado, bem como da dose utilizada. Alguns sintomas adversos: oleosidade e acne.
?Como é colocado e quanto tempo dura?
É inserido embaixo da pele, com anestesia local se faz por via subcutânea na região glúteo (perto da marquinha do biquíni), que libera de maneira progressiva o hormônio por um período de 4 a 6 meses ( para implantes absorvíveis) e 1 ano ( não absorvíveis).
?Os implantes são anticoncepcionais?
Alguns sim outros não. Acompanhe os próximos posts e saiba as diferenças.