Infecções do trato urinário frequentemente têm diagnóstico errado em prontos-socorros
Em prontos-socorros dos EUA, o diagnóstico exato de infecções do trato urinário e doenças sexualmente transmissíveis aparentemente costuma ser um problema. Isso foi apontado por um estudo publicado na revista “JournalofClinicalMicrobio
Cientistas da Case Western Reserve University em Cleveland (Ohio) analisaram relatórios de 264 mulheres entre 18 e 65 anos de idade que tinham ido ao pronto-socorro do MetroHealth Medical Center em Cleveland. Eles descobriram que nem a metade dessas mulheres diagnosticadas com infecção do trato urinário realmente tinham esse quadro.
Por sua vez, doenças sexualmente transmissíveis não foram detectadas em 37 por cento dessas mulheres e 64 por cento foram erroneamente diagnosticadas com infecção do trato urinário. O motivo para isso é o fato de que, em ambos os casos, uma urinálise anormal é um achado comum e há similaridade entre os sintomas de infecção do trato urinário e algumas infecções sexualmente transmissíveis.
Também foi problemático o fato de que quase um quarto das mulheres diagnosticadas com infecção do trato urinário não apresentavam nenhum desses sintomas e também foram tratadas sem uma cultura de urina.
O excesso de diagnósticos de infecção do trato urinário não só leva a um uso excessivo de antibióticos como também ao desenvolvimento de bactérias resistentes, alertou a autora do estudo Michelle Hecker.
Journalofclinicalmicrobiol