Post ótimo da querida @dradaysecaldeira :・・・
Cai a noite… Para muitas pessoas isso significa momento de relaxar e ter um sono reparador, já para outras significa o início de um sofrimento! Eu sei bem como é isso pq tive insônia durante anos!!! Quando, por algum motivo, ocorre a privação do sono, há uma “DESORDEM” METABÓLICA e se for de forma persistente, se relacionará a graves patologias. Noentanto, segundo a OMS, apenas 5% dos brasileiros que sofrem de insônia procuram ajuda adequada. O ciclo sono-vigília encontra-se relacionado ao FOTOPERIODISMO decorrente da alternância dia-noite, sendo influenciado pela LUZ AMBIENTE durante o dia e pela produção de MELATONINA durante a noite. A regulação do ciclo sono-vigília pode ser prejudicada por alterações em qualquer um desses mecanismos. Os níveis plasmáticos de melatonina começam a aumentar entre 1 e 3 horas antes do horário normal de sono e tem seu pico próximo ao nadir (ponto mais baixo) da temperatura central corporal.
Temos vários GENES que regulam o ciclo sono-vigília. Durante a investigação deve-se questionar se há algum genitor com o mesmo padrão de horários de dormir. Algumas condições associadas a insônia:
✔Síndrome das pernas inquietas;
✔Depressão;
✔Obesidade;
✔Suicídio;
✔Diabetes;
✔Doenças pulmonares obstrutivas crônicas;
✔Apnéia obstrutiva do sono;
✔Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT);
✔Estresse. O diagnóstico da insônia é fundamentalmente CLÍNICO.
Durante a anamnese não podemos deixar de questionar sobre os diversos sistemas, uma vez que, doenças clínicas como a insuficiência cardíaca, asma, doenças reumatológicas (bursite trocantérica, lombalgia), diabetes, neuropatias periféricas, síndromes dolorosas, tireoidopatias ou outras condições específicas, todas podem provocar, contribuir ou perpetuar a insônia. ATENÇÃO: PARA TRATAR EFICAZMENTE UM DISTÚRBIO DO SONO, DEVE-SE IDENTIFICAR O TIPO DO DISTÚRBIO E APÓS FEITO O DIAGNÓSTICO, O TRATAMENTO DEVE SER VOLTADO ESPECIFICAMENTE PARA CADA CASO.