Mulheres ansiosas, ciumentas ou mal-humoradas na meia idade correm mais risco de desenvolver Alzheimer no futuro do que aquelas sem essas características.
A conclusão é de um estudo que durou 40 anos e foi publicado nesta quarta-feira no periódico Neurology. Mulheres na meia idade ciumentas, ansiosas e mal-humoradas podem ter até duas vezes mais risco de desenvolver Alzheimer.
Por 38 anos, os cientistas acompanharam 800 mulheres de, em média, 46 anos. Eles analisaram a personalidade das voluntárias por meio de testes de introversão, extroversão e memória. Ao longo do estudo, dezenove participantes desenvolveram demência.
Os pesquisadores perguntaram às voluntárias se elas haviam tido períodos de stress com mais de um mês de duração. Stress
refere-se a sentimentos de irritabilidade, tensão, nervosismo, medo,
ansiedade e distúrbios de sono. As respostas foram avaliadas de zero a cinco, sendo zero nenhum episódio e cinco stress constante nos últimos cinco anos.
Mulheres que se enquadraram nas categorias três a cinco foram consideradas estressadas.De acordo com os cientistas, mulheres que eram ao mesmo tempo introvertidas e estressadas eram aquelas com maior probabilidade de desenvolver Alzheimer. Das 63 participantes com essas características, dezesseis (25%), tiveram Alzheimer, diante de oito das 63 (13%) que eram extrovertidas e calmas, uma incidência 2x maior que as não estressadas.
Respire fundo e muito calma !
Instituição: Universidade de Gotemburgo, na Suécia.