Norvaline
Um Alfa aminoácido que desempenha papel semelhante ao aminoácido de cadeia ramificada valina, porém possui propriedades que até então não podem ser executadas pelo seu “primo” distante.
Este aminoácido inibe a arginase, enzima responsável pela conversão de arginina em ornitina, aminoácido muito utilizado por atletas amadores que desejam aumentar o nível de GH. Pois bem, seguindo a outra via metabólica o qual escrevo este texto, a arginina sofre uma ação da enzima oxido nítrico sintetase(NOS), onde o produto gerado é o ÓXIDO NÍTRICO, princípio ativo que é responsável pelo relaxamento da musculatura da parede do vaso sanguíneo, levando a redução da pressão arterial, redução no risco do desenvolvimento de doença cardiovascular, promove a vasodilação,além de aumentar o fluxo sanguíneo e otimizar a capacidade contrátil do coração.
A grande peculariedade deste produto, é a sua capacidade em promover o aumento concentração de óxido nítrico, inibindo justamente o seu inibidor (arginase)Repetindo, ele não produz, mas elimina as chances do produto final ser outro.
Em estudo publicado no The American Journal of Physiology 1998, foi investigado os efeitos da Norvaline na produção de Óxido Nítrico em camundongos. Ao final do trabalho foi observado, que as cobaias expostas a este aminoácido, apresentaram um aumento na concentração de NO em 55%. Fantástico, imagine isso todos os dias!
Partindo deste princípio e considerando as recomendações, indico o uso deste aminoácido em associação com AAKG, OKG, Citrulina, Magnésio, que também são excelentes compostos e podem atuar juntos, lembrando sempre que é fundamental o auxílio de um profissional da saúde para melhor orienta-lo, determinando dose, outras associações e momento ideal para o uso.
Bons treinos !