O hormônio do crescimento humano (GH) é uma proteína produzida pela glândula pituitária e secretada na corrente sanguínea, a sua produção é controlada por vários hormônios produzidos no hipotálamo, trato gastrointestinal e pâncreas.
Os níveis de GH são altos principalmente após exercício físico, trauma e ao dormir. Em condições normais é produzido em maior quantidade principalmente á noite, com o aumento da sensibilidade dos seus receptores á partir das 03hrs aproximadamente, horário e quantidade variam de indivíduo para indivíduo.
É evidente que a deficiência de GH está associada a alterações significativas na composição corporal, densidade mineral óssea, metabolismo de gordura, função cardiovascular e desempenho físico. Além disso, novas informações estão agora disponíveis sobre o uso de baixas doses de hormônio de crescimento humano recombinante (rhGH) para reverter as sequelas da deficiência de GH em adultos.
Entre os seus muitos efeitos biológicos, o GH promove um aumento da massa muscular e uma redução da gordura corpora. A injeção de GH seria uma maneira de suspender os efeitos do envelhecimento.
Embora a FDA não tenha aprovado o uso de GH para anti-envelhecimento, a construção do corpo, ou a melhoria atlética, bem como a comercialização ou distribuição do hormônio para qualquer um destes fins é ilegal nos EUA. De acordo com uma estimativa, 20.000 a 30.000 americanos usaram GH como terapia anti-envelhecimento.
O GH está disponível como uma prescrição que é administrada por injeção, ele é indicado para crianças com deficiência de GH, com baixa estatura e também aprovado no tratamento de adultos com redução na produção do GH(Somatopausa),
No passado realmente se pensava que o GH era causador do câncer, porém a muito tempo sabemos que a terapia com GH é segura e não aumenta o risco de malignidade. Muitas vezes estas informações são difundidas podendo atrapalhar o tratamento de quem realmente precisa.
A melhor maneira de retardar o processo de envelhecimento e manter-se bem com uma combinação de dieta saudável e atividade física. Ao adotar um estilo de vida saudável, você pode reduzir o risco de muitas doenças crônicas, melhorar o seu vigor e retardar o tic-tac do relógio.
Lembrando que, somente um médico, após uma avaliação clinica e laboratorial cuidadosa, poderá indicar ou prescrever o seu uso naqueles que necessitam. ]
FONTE:
• Arq Brasi Endocrinol Metab 2008; 52/5:850-853
• The Neuroendocrine Clinical Center Massachusetts General Hospital
• Harvard Medical School
• Bengtsson BA. As conseqüências do crescimento Deficiência do hormônio em adultos. Acta Endocrinologica 1993, 128 (Suppl 2): 2-5.
• Johnston DG, Bengtsson BA. Relatório do workshop: os efeitos do hormônio do Crescimento e Hormônio do Crescimento Deficiência sobre lipídios e do sistema cardiovascular. Acta Endocrinologica 1993, 128 (Suppl 2): 69-70.
• Amato G, Carella C, Fazio S. et al. Composição Corporal, Metabolismo Ósseo e Estrutura e função do coração em Hormônio do Crescimento (GH) Adultos -Deficient antes e após a reposição de GH em doses baixas.
• Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism 1993; 77: 1671-1676.
Bengtsson BA. As conseqüências do crescimento Deficiência do hormônio em adultos. Acta Endocrinologica 1993, 128 (Suppl 2): 2-5.