A menopausa é a pausa permanente da menstruação. Ela pode ocorrer de forma natural ou artificial. O modo natural é definido por 12 meses consecutivos de ausência do fluxo menstrual, ocorrendo geralmente entre os 40 e os 55 anos.
E o artificial ocorre quando a produção de hormônios ovarianos é pausada através de medicamentos ou de algum procedimento cirúrgico.
O período climatério é um conjunto de sintomas que ocorrem antes e depois da menopausa (ultima menstruação da vida da mulher). Entre eles estão os fogachos (ondas de calor) e a sudorese, a atrofia genital, os transtornos psicológicos, as alterações de humor, nos aspectos da pele, do cabelo e da unha e o aumento da gordura abdominal.
A ingestão de alimentos ricos em isoflavonas (soja em grãos, tofu, leite de soja), vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, selênio, manganês ácidos graxos insaturados (ômegas 3 e 6), bem como antioxidantes ajudam a prevenir e a minimizar esses sintomas.
Na menopausa, as mulheres perdem a proteção relativa às doenças coronarianas devido às modificações no perfil lipídico que ocorrem pela deficiência estrogênica. Além disso, após entrarem para esse período, elas correm um maior risco de terem osteoporose e fraturas osteoporóticas por conta da diminuição da densidade mineral óssea. Assim, alimentos com cálcio podem repor a falta desse micronutriente e deixar os ossos mais resistentes.
A atividade física é essencial. Mulheres no climatério e na menopausa devem aliar uma boa alimentação à prática regular de atividade física para obterem bons resultados.