Pesquisadores espanhóis demonstraram que a relação entre o tempo em maratona e a idade do atleta é em forma de U. O trabalho mostra o fato incomum que leva um atleta de 18 anos de idade, gastar mesma quantidade de tempo para terminar uma maratona como um indivíduo de 55 anos de idade.
Os 42.195 metros que são hoje conhecidas como uma maratona foram executados pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Londres de 1908. Desde então, muitos atletas completaram a corrida e também tem tido numerosos estudos científicos realizados em corredores de endurance.
Até agora, a maior parte destes trabalhos chegou à conclusão de que o desempenho em corridas de longa distância diminui progressivamente a partir da idade de 25anos de idade em diante. Agora, um estudo realizado pela Universidade Camilo José Cela, em Madrid descobriu que a relação entre a quantidade de tempo que uma corrida e a idade do corredor não é crescente e linear durante a vida adulta, mas forma um gráfico U.
Para realizar este estudo, os cientistas criaram um banco de dados com os tempos de mais de 45.000 corredores que participaram da Maratona de Nova York entre 2010 e 2011. Esta informação inclui corredores tanto da categoria masculino como da feminina entre as idades de 18 e 75.
Os resultados, publicados na revista ‘Idade’, demonstrou que nos homens com os melhores tempos alcançados possuíam 27 anos, enquanto a idade para o melhor funcionamento do desempenho nas mulheres foi de 29 anos.
Antes dessa idade, o tempo de maratona dos atletas eram 4% mais lento, tanto em homens e mulheres. Em seguida, os atletas aumentaram seus tempos de corrida a uma taxa de 2% ao ano, em ambos os sexos.
Embora a taxa na qual o desempenho cai é moderada até a idade de 55 anos, a partir de então a queda se torna mais nítida em ambos os corredores masculinos e femininos
Beatriz Lara, Juan José Salinero, Juan Del Coso. The relationship between age and running time in elite marathoners is U-shaped. AGE, 2014; 36 (2): 1003 DOI: 10.1007/s11357-013-9614-z