Caminhe pelos corredores de qualquer loja de suplemento alimentar e você verá que o uso de suplementos à base de nitrato por atletas e frequentadores de academia tem sido popular há anos.
A esperança é que estes suplementos, vão aumentar a resistência (e possivelmente outros benefícios de desempenho / saúde), melhorando a eficiência com que os músculos usam oxigênio. Um estudo publicado na edição de março 2015 The FASEB Journal ajuda a explicar como alguns desses suplementos podem funcionar e por que eles aumentam o desempenham. Eles possuem a capacidade de diminuir a viscosidade do sangue, auxiliando no fluxo sanguíneo e oxigenação dos tecidos.
Os cientistas investigaram os efeitos da suplementação de nitrato na hemoglobina em quatro grupos de ratos, que foram alojados em qualquer ambientes com baixo teor de oxigénio e condições suplementadas com nitrato.
A ingestão de nitratos através da dieta e água potável foi cuidadosamente monitorado. A hipoxia(baixa do oxigênio) foi devidamente suprimida após a suplementação de nitrato em dose moderada. Inesperadamente, o nitrato também reduziu os níveis de hemoglobina. Eles descobriram que em doses mais elevadas de nitrato, os níveis de hemoglobina começaram a subir novamente.
Os pesquisadores investigaram os mecanismos subjacentes a esses efeitos e descobriram que a supressão da hemoglobina foi devido a ação do nitrato ao melhorar a oxigenação e suprimir expressão do hormônio, eritropoietina.
Journal Reference:
1. T. Ashmore, B. O. Fernandez, C. E. Evans, Y. Huang, C. Branco-Price, J. L. Griffin, R. S. Johnson, M. Feelisch, A. J. Murray. Suppression of erythropoiesis by dietary nitrate. The FASEB Journal, 2014; 29 (3): 1102