Aquele que desconhece o caminho para a saúde em sua própria vida, ou não faz ideia de como poderá guiar seus pacientes por este caminho, ou conhece tão pouco e superficialmente que nem mesmo considera importante aplicar em sua vida.”
Quantas vezes você enxerga por aí profissionais de saúde tão distantes de estarem sadios?
Quantas vezes aqueles que deveriam evitar doenças cardiovasculares são fumantes, obesos e viciados em farináceos e frituras com óleos hidrogenados?
Quantos destes vocês já ouviram em redes nacionais aconselhando as pessoas a cuidar com colesterol evitando gorduras (sendo que quem se transforma em colesterol são os carboidratos)?
E os fumantes tratando câncer e todos os outros tipos de doenças? E os que tratam diabetes sedentários, com sobrepeso e aconselhando o uso de venenos como o Aspartame e os refrigerantes Zero, produtos light?
Eu não julgo quem faz o que quiser com suas vidas, mas acredito sinceramente que quando conhecemos a fundo sobre saúde, existem coisas que não cabem fazermos. Além disto, acredito que devemos ser sempre exemplos do que pregamos e temos convicção.
Lembro-me do fato ocorrido com um conhecido cardiologista, que teve um Infarto há alguns anos, e os noticiários vibravam e enalteciam o ato dele próprio ter se auto-diagnosticado e chegando ao hospital foi tratado! Sim, mas se este profissional é unanimidade na área justamente do coração, o certo não seria ele saber todos os caminhos para NÃO sofrer um infarto? Se ocorreu faltou o mais importante: PREVENÇÃO!
Atualização, estudo durante a vida toda e dedicação com exemplo é DEVER do profissional de saúde, tal como honestidade, ser exemplo, ter respeito e prestação de contas é DEVER do político. Se julgamos políticos e policiais, nós profissionais de saúde devemos estar também preparados para julgamentos e sob este aspecto temos a obrigação de fazer o bem e honrar nossas profissões, tendo comprometimento com a missão da saúde!
Vamos fazer uma corrente de profissionais que dão o exemplo para mudarmos a saúde da população!
Dr. Victor Sorrentino