“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio” ,já dizia Hipócrates
A saúde ea qualidade de vida podem ser mantidas com hábito de vida saudável associada com a prática regular de atividade física. Cada pessoa possui uma individualidade e aptidão geneticamente determinada para praticar determinado exercício, isso que dizer que além do treinamento e condição física,algumas pessoas tendem a ter um rendimento maior do que o colega, por herança genética.
Com a praticidade na compra e ingestão de alimentos industrializados, a população em geral vem adoecendo mais, para se ter idéia atualmente, mais da metade dos adultos jovens no Brasil estão com sobrepeso(51%), então seria exagero dizer que ter um peso normal não é mais normal ? Levando em consideração esse ponto, SIM, sabendo que a maior parte da população esta acima do peso.
A obesidade abdominal, sedentarismo, estresse, insônia, tabagismo, produtos tóxicos oriundos dos alimentos industrializados, estão diretamente associados a Diabete tipo 2, hipertensão, colesterol alto, irritabilidade, anti socialismo, desequilíbrio hormonal, ganho de peso, disfunções da tireóide, dentro outros inúmeros fatores que contribuem diretamente de forma negativa na nossa vida e no nosso dia a dia.
Portando, é imprescindível uma avaliação médica, nutricional e física para determinar os objetivos e limites de cada pessoa, preservando a sua individualidade. Quando sou procurado em meu consultório,o que mais ouço é “Dr. quero reduzir percentual de gordura e ganhar massa muscular” , mas simplesmente esquecem que a qualidade de vida esta diretamente ligada neste objetivo, afinal,pessoas que não dormem bem, apresentam queda no rendimento durante a atividade física, contudo tendem a sentir mais fome por elevação da grelina(hormônio da fome), conseqüentemente tendem a comer mais. Sabe-se que dietas hipercalóricas envelhecem as pessoas mais cedo, levam a doenças respiratórias como apneia do sono dentre outros inúmeros problemas, uma bola de neve,que o final todos nos sabemos