Comer menos pode ser útil na luta contra o câncer. Estudo com camundongos que sofreram de câncer de mama, mostrou que a restrição de calorias reduziu a formação de metástases. O estudo foi publicado na “Breast Cancer Research and Treatment” .
Pesquisadores na Universidade Thomas Jefferson na Filadélfia alimentaram os animais de laboratório com30 por cento menos calorias do que normalmente consumiam. Isto resultou em uma produção reduzida de microRNAs 17 e 20 (miR 17/20). Eram precisamente estes os aumentados no câncer de mama , uma matriz forte cria uma espécie de gaiola ao redor do tumor, tornando mais difícil para células cancerosas escaparem e espalharem-se para novos locais no corpo.
Normalmente, pacientes com câncer de mama são tratados com uma combinação de drogas esteroidais e hormonais que, no entanto, podem causar um metabolismo alterado que pode levar ao ganho de peso.
Este não é o primeiro estudo que aponta inúmeros benefícios em pacientes que realizaram uma redução calórica diária, em especial na restrição de carboidratos refinados.
1. Department of Radiation Oncology, Thomas Jefferson University, Phiadelphia, PA, 19107, USA
• 2. Radiation Oncology Branch, National Cancer Institute, NIH, Bethesda, MD, 20892, USA
• 3. Department of Biochemistry & Molecular Biology, Thomas Jefferson University, Phiadelphia, PA, 19107, USA
• 4. Department of Cancer Biology, Thomas Jefferson University, Phiadelphia, PA, 19107, USA