O sal é uma daquelas substâncias que fazem parte da civilização desde tempos imemoriais, não apenas por seu gosto, mas também por seus benefícios à saúde e sua capacidade de preservar alimentos.
Comum na nossa vida diária, o sal é encontrado em uma enorme variedade e quantidade de comidas. Entretanto, doses exageradas na nossa dieta podem acarretar paralisia muscular, problemas de tireoide e hipertensão, dentre outros.
Os componentes químicos mais perigosos do sal comum (refinado) são iodeto de potássio e silicato de alumínio. Por essa razão, o consumo do sal marinho, ou iodado, foi banido de alguns países.
Porém, o sal negro indiano, também conhecido como Kala Namak, é uma ótima alternativa, havendo indicações até mesmo para o tratamento de artrite e paralisia muscular, bem como para a redução da pressão arterial, além de auxiliar na resolução da impotência sexual.
De acordo com séculos de tradição, o sal negro pode ser usado como laxativo e na cura de problemas intestinais. Ainda beneficia a visão e, diferentemente do sal comum, não eleva o consumo de sódio.
Outra utilização do sal negro é nos cuidados com a pele, já que entre suas propriedades estão os ricos minerais. Em vez de esfoliantes químicos, sabonetes especiais e spas, considere a possibilidade de acrescentar sal negro à água do seu banho de banheira. Ele funciona como um ótimo agente curativo, especialmente eficaz nos casos de pés inchados e ressecados, pés-de-atleta, verrugas e distensões. Apenas relaxe e deixe que o sal cure suas dores enquanto você desfruta de um bom banho. Certamente, depois, você irá se sentir muito melhor e com mais disposição.