Tomar suplementos de vitamina D pode ser benéfico para pacientes com doença de Crohn. Isso foi sugerido por um estudo piloto irlandês publicado na revista “United European Gastroenterology”. O estudo descobriu que os suplementos ajudavam a manter a permeabilidade intestinal e que os níveis de inflamação não aumentavam.
Vinte e sete pacientes com doença de Crohn em remissão participaram no estudo randomizado duplo-cego conduzido pelo St. James’s Hospital em Dublin. Por três meses eles receberam diariamente 2.000 Unidades Internacionais de suplemento de vitamina D ou um placebo.
Exames ao fim do período do estudo mostraram que aqueles tratados com os suplementos tinham maior probabilidade de manter a permeabilidade intestinal. No grupo placebo, a permeabilidade havia aumentado, tornando mais provável a recidiva. Além do mais, pacientes com níveis particularmente altos de vitamina D apresentaram sinais de redução da inflamação e relataram melhor qualidade de vida.
É claro que são necessários maiores estudos para confirmar esses resultados, disseram os autores do estudo. Mas houve claras indicações de que a vitamina D desempenhou uma importante função ao manter a integridade da barreira intestinal.