Se você respondeu sim, preste muita atenção no que vou dizer. Além de te deixar cansado, irritado, sonolento e indisposto no dia seguinte, uma noite mal dormida pode ter implicações sobre a sua saúde, quando se torna rotineira. A má qualidade do sono vai muito além das olheiras. Ela está relacionada:
-Ao ganho de peso;
– Aumento da produção da grelina e cortisol, hormônios responsáveis pelo apetite e acúmulo de gordura na barriga, respectivamente;
– Também diminui a produção de leptina, hormônio que imprime maior sensação de saciedade;
– Ao risco de diabetes A privação do sono também está relacionada à redução tolerância à glicose que, associada ao aumento dos níveis de cortisol, favorece o surgimento da doença;
– Ao risco de depressão e ansiedade A insônia causa dificuldade de concentração e alterações no humor, favorecendo o surgimento das condições psíquicas.
COMO DORMIR BEM?
- Crie um ambiente propício, o mais escuro possível;
- Largue TODOS os eletrônicos meia hora antes de dormir;
- Evite café 06h antes de dormir;
- Crie um horário para dormir e leve um livro pra cama;
- Pratique a técnica de respiração 4-7-8: Expire todo o ar que tem pela boca e, em seguida, inspire pelo nariz contando até 4. Segure o ar e conte até 7. Solte o ar lentamente pela boca por 8 segundos. Repita o ciclo por 3 vezes. Em menos de um minuto você pega no sono.
Sempre ouvimos dizer que o ideal é dormir 08h por noite. Mas, na verdade isso não passa de um senso comum. A realidade é que o tempo de sono varia de acordo com o ritmo biológico de cada um, podendo ser de mais ou menos horas. Mas, é preciso se conhecer bem para saber o que é ideal pra você. Lembre-se sempre: o que é bom para o vizinho não quer dizer que é bom pra você. Se respeite e se cuide.