Vitamina C pode reduzir o risco cardiovascular
Pessoas com altas concentrações de vitamina C no sangue têm menos risco de doença cardiovascular e morte precoce. Este é o resultado de um estudo dinamarquês publicado na revista “The American JournalofClinicalNutrition ”. Os níveis de vitamina C foram conseguidos com a ingestão de muitas frutas e vegetais.
A equipe da Universidade de Copenhague incluiu dados de 100 mil dinamarqueses no estudo. Além dos dados sobre a ingestão de frutas e vegetais, os pesquisadores também tiveram acesso aos valores sanguíneos e de DNA.
A análise mostrou que aqueles com maior ingestão de frutas e vegetais tinham um risco 15 por cento menor de doenças cardiovasculares e uma probabilidade 20 por cento menor de morte precoce em comparação com pessoas que comiam quantidades muito baixas de frutas e verduras. “Ao mesmo tempo pudemos observar que o risco reduzido está relacionado a altas concentrações de vitamina C no sangue devido a frutas e vegetais”, explicou a autora do estudo Camilla Kobylecki.
A vitamina C ajuda a fortalecer o tecido conjuntivo e é também um poderoso antioxidante. Mas sabendo que o organismo não é capaz de produzir a vitamina, é necessário obter a vitamina com a dieta diária. Uma possibilidade é tomar suplementos de vitamina C, disseram os autores. Porém, em longo prazo, comer mais frutas e vegetais ajuda a desenvolver um estilo de vida mais saudável para o benefício geral da saúde.
Am J Clin Nutr. 2015 Jun;101(6):1135-43. doi: 10.3945/ajcn.114.104497. Epub 2015 May 6.