Em estudos realizados no Reino Unido, houve descobertas fantásticas sobre o suplemento queridinho dos praticantes de musculação, que se destacou na prevenção do diabetes e ainda apresentou benefícios cardiovasculares.
No primeiro estudo feito, 12 homens obesos foram divididos em dois grupos. Segundo a revista especializada “Diabetes Times”, o primeiro deveria descansar por 30 minutos, e o segundo, andar na esteira pelo mesmo período. Em seguida, os participantes receberam 20 gramas do suplemento ou um placebo antes de consumirem um café da manhã repleto de carboidratos. Os resultados mostraram que aqueles que tomaram whey protein antes da refeição não apresentaram pico de açúcar no sangue logo após se alimentarem. No segundo estudo, 11 homens com diabetes tipo 2 receberam 15 gramas do suplemento. E os resultados apresentados mostraram que o nível de açúcar dos participantes se manteve estável. Os voluntários também se sentiram mais saciados. Ou seja, o produto ajudou a controlar o desejo de petiscar alimentos indesejados antes do almoço.
Uma pesquisa publicada em outubro do ano passado já havia mostrado efeitos benéficos do suplemento para a saúde cardiovascular, apontando que a proteína é sempre bem-vinda. Cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, concluíram que o suplemento pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca ao baixar a pressão arterial e o colesterol e tornar os vasos sanguíneos das pessoas mais saudáveis. Aqueles que tomaram o suplemento tiveram um risco 8% menor de desenvolver uma condição cardíaca mortal.